sexta-feira, 13 de maio de 2011

ESCOLHA SUA PROFISSÃO

 
JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO - Caderno de Vestibular
Escritor por: Jéssica Reis
Data: 16/01/2011
 
Os testes podem ajudar, mas devem ser feitos com acoinpaiiliamento profissional
A escolha da profissão não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje em  que jovens, ainda adolescentes, que mal saíram do ensina médio precisam decidir qual caminho seguir.  A decisão implica em uma série de questões como, por exemplo, qual profissão proporcionará felicidade, qual oferece melhores oportunidades no mercado de trabalho e retorno financeiro, quais são as carreiras do futuro, entre outros questionamentos que podem confundir o jovem.
A psicóloga Gisele Lelis Vilela de Oliveira, de Rio Preto, diz que o jovem baseia suas decisões com relação à profissão nos familiares e também nas pessoas próximas, que tenham alguma importãncia e significado em sua vida. A especialista alerta que é importante uma orientação profissional, para que essa escolha não se tome uma frustração no faturo.  Uma das alternativas para essa orientação profissional são os conhecidos testes vocacionais, que devem ser aplicados por psicólogos. Gisele Lelis alerta que os testes realizados por não psicólogos, caracteriza o exercido ilegal da profissão. E preciso também ficar atento aos testes realizados por sites não reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, pois não servem como referência. 
Silvana Parreira de Jesus, psicóloga de Rio Preto, diz que os testes são importantes, mas não devem ser a única ferramenta na hora de decidir qual carreira seguir. “E necessário conhecer adia a dia da profissão, fazer pesquisas sobre as matérias que vai estudar e analisar o crescimento do mercado de trabalho dessa carreira”, aconselha. A especialista também orienta que jovens a partir dos 15 e l6anosjáprocorem conhecer sobre as profissões que os agradam e que gostariam de seguir. Assïm, é possível controlar a ansiedade e a insegurança alguns anos mais tarde, no momento da decisão.  Claudia Carraro,especialista em orientação profissional e coach de carreiras de São José dos Campos, diz que o processo de escolha profissional não é apenas conhecer as profissões, mas também imaginar-se nelas, sensibilizar-se com seus problemas e dificu Idades, ligar os papéis profissionais ao seu próprio interesse e interpretar o mundo do trabalho com suas próprias aptidões.  “A escolha da profissão não acontece com um teste ou em um dia. A escolha só acontece quando a pessoa passa pelas etapas de escolha e amadurece, este processo pode durar três meses, um ano ou nunca acontecer”, afirma a orientadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário