quarta-feira, 9 de março de 2011

ESCOLHA PROFISSIONAL: COMO OS PAIS PODEM AUXILIAR OS FILHOS

Autor: Gisele Lelis Vilela de Oliveira

Decidir sobre qual profissão seguir não é tarefa fácil!
Atualmente, os adolescentes são incentivados a fazer uma das escolhas mais importantes da sua vida, cada vez mais novos. Que profissão seguir na vida adulta?
Felizmente a orientação profissional na atualidade não é limitada ao período da adolescência constituindo-se como um processo permanente.
Como os pais podem colaborar, auxiliar seus filhos nesse momento tão decisivo?
A escolha profissional não pode ser encarada como uma solução rápida para um problema urgente. Atualmente o desafio é criar condições para que o jovem vá se preparando para a escolha de sua carreira aos poucos.
Para isso, os adolescentes vão precisar da ajuda dos pais, e claro das escolas, para mostrar a eles as diferentes possibilidades que a vida pode lhe proporcionar. Mostrar a eles que existem diversas possibilidades, que há diversas direções para que ele possa se definir é importante para que o mesmo possa buscar dentro de si algumas das respostas necessárias para que possa tomar decisões pertinentes com relação à profissão a seguir.
Não existem respostas prontas no modo como os pais podem orientar seus filhos com relação à escolha profissional, no entanto, evitar pressões já é um bom começo.
Afinal de contas, é inevitável que os pais tenham expectativas com relação a escolha profissional dos filhos, em muitos casos isso ocorre antes mesmo do filho nascer. Cuidado com a forma como demonstra isso para seu filho. A escolha profissional precisa ser feita por ele e não por você.
Procure manter um posicionamento companheiro, cúmplice para que ele possa ter em você um “porto seguro”. Alguém com quem ele possa partilhar suas angústias.
Auxilie-o a buscar dentro de si aquilo que lhe dá mais prazer e satisfação. Conte a ele sua experiência.
Busque, junto com seu filho, profissionais de diferentes áreas para contar suas experiências. Com isso, ele poderá entrar em contato com diversas opiniões e vivências e assim, decidir com mais firmeza aquilo que ele gostaria de fazer.
Para que o adolescente tome sua decisão de modo autêntico é necessário que o conhecimento tenha sido obtido ao longo dos anos, através de conhecimento sobre o meio social, laboral e educativo dos profissionais.
O que também poderá auxiliar nesse processo serão as vivências e reflexões sobre suas características de personalidade e suas afinidades com as exigências de cada carreira.
Caso você esteja encontrando dificuldades para orientá-lo, busque orientação de um profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário