segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

HORA DO BALANÇO DAS PROMESSAS DE ANO NOVO


Para ela, o fato de não ter cumprido uma determinda promessa pode ser um incentivador desde que a sua importância seja questionada. “Reavaliar o que passou e por que não aconteceu é importante para montar a lista do ano seguinte mais consciente das limitações”, disse.

Ainda segundo a psicóloga, algumas promessas não são possíveis de serem cumpridas no prazo de um ano, ou até mesmo, não há disposição suficiente para torná-las reais . “Nesses casos, não adianta transferir a promessa para o futuro se não houver uma real avaliação dos motivos que a impediram de ser concretizada.”

Para o coach de vida e negócios Elson Davanzo, organização é a palavra de ordem para atingir os objetivos pessoais e profissionais traçados nas promessas de ano novo. “Se há organização, é possível planejar e priorizar o que é mais importante para cada pessoa. Não é possível concretizar uma promessa de ano novo, se não houver um foco para determinar quando ela será concretizada.”

Para o especialista é imprescindível que o desejo de realizar uma meta traçada seja reafirmado todos os dias. “É preciso ser persistente com a promessa. Se for preciso, faça uma lista e coloque tudo no papel, em seguida faça acontecer.”

Para a psicóloga, antes de traçar uma meta para o próximo ano, é preciso analisar se o empenho na execução desse desejo será estritamente pessoal ou se dependerá de outras pessoas. “Há pessoas que se comprometem com suas promessas e conseguem efetivá-las sozinhas, mas é preciso pensar que algumas promessas só podem ser cumpridas coletivamente, e isso, muitas vezes não é pensado”, explica Gisele.

Ainda de acordo com a psicóloga, ao prometer algo para o novo ano, é preciso refletir sobre o que realmente é importante e o que de fato estará ao alcance. “Falta de auto conhecimento é um dos principais motivos pelos quais as pessoas prometem coisas e não conseguem cumprir e consequentemente frustram-se devido a isso”, explica.

A funcionária pública Amanda Fernandes, 24 anos, pretende adotar uma nova medida para realizar as promessas no novo ano, já que grande parte delas não foram cumpridas neste ano. “Não costumava fazer lista de promessas, mas conversando com uma amiga, que faz lista pra tudo, eu descobri que toda meta que a gente coloca no papel tem pelo menos 90% de chance de acontecer. Vou testar essa prática em 2013 para ver se dá certo”, disse Amanda.

Para aqueles que não conseguiram concluir as promessas neste ano, a psicóloga tranquiliza. “Todas as promessas podem ser revistas a qualquer tempo. É preciso ser coerente ao fazer a lista, e mesmo que se tenha planejado muito, é importante dar-se o direito de alterar os planos, renegociar e reavaliar a necessidade de cumprir uma promessa de ano novo.”
Prometi que controlaria meus gastos
“Mas não anotei nenhuma das minhas contas, principalmente as do cartão de crédito. A simples preguiça de não anotar o quanto eu gastei, me fez continuar cheio de contas”
Não vou ficar de cabeça fria, enquanto não conseguir colocar tudo no papel. Afinal, a questão é dinheiro e ele está nos planos de controle para 2013
Eduardo Rodrigues Sant’Ana, 
Técnico moveleiro
Prometi que estudaria diariamente.
“Mas por causa de um dia sem estudar, perdi toda a sequência dos estudos. A linearidade racional acabou virando um caos e já não dava mais para voltar”
A promessa para 2013 é tentar manter os estudos em dia, para não ficar desesperada nas vésperas das provas
Joyce Fernanda Lara 
Universitária
Prometi que ia tirar carteira de habilitação e emagrecer 20 quilos
“Nenhuma das duas acabou sendo cumprida. A primeira, porque tenho muito medo do volante, e até agora não consegui enfrentar. A segunda foi por preguiça mesmo”
Eu estou me esforçando para resolver as duas promessas no ano que vem. Mesmo que eu precise da ajuda de um psicólogo para curar meu medo transito, mas eu vou conseguir. Já a balança, vou continuar com a luta sempre!
Amanda M. Fernandes 
Funcionária Pública
Prometi outra promessa
“Iria para Aparecida do Norte, pagar uma promessa, mas os problemas familiares não ajudaram, e acabei ficando por aqui, com mais uma “dívida a ser cumprida””
Já é uma ordem para 2013, não só está nos planos, como também na agenda
Júlio César Patrão 
Administrador de empresa
Prometi que ia arrumar um namorado
“Mas eu quase não saio de casa, fica difícil assim. Já faz três anos que estou solteira e não foi em 2012 que mudei essa situação”
Ano que vem eu vou reforçar a busca pelo amor. Não quero pessoas que machuquem, mas que topem ser felizes e aproveitar cada momento da vida

Isabella de Assis Freire 
Telefonista
Prometi que ia emagrecer e ficar com o abdômen sarado
“Comecei a emagrecer, e depois acabei relaxando. Resultado, não cheguei aonde queria, por puro comodismo”
Já estou prestes a começar uma nova dieta, preciso perder alguns quilos e não há dúvida de que farei muito esforço para conseguir isso.
Naégili de Oliveira Zignani  
Instrutora de escalada
Prometi que voltaria para academia
“Mas a vida anda corrida, e por falta de tempo acabei deixando de lado. Sempre pensando que o ano está acabando, acabou que não fui mais atrás”
Certamente vou organizar melhor meus horários em 2013 e de preferência, já em janeiro colocarei na prática, e vai durar o ano todo.
Diego Perpétuo Pecoraro  
Bancário
prometi que faria uma pós-graduação
“Mas não consegui chegar a decisão sobre qual curso deveria escolher e preferi não arriscar”
Tudo já está caminhado para 2013, encontrei alguns caminhos com que me familiarizei e certamente a meta será cumprida no próximo ano.
Bruno Ferreira  
Professor
Prometi que faria exercícios, mas a academia ficou para trás
“Comecei, mas não consegui finalizar a promessa. Sou tímido e preguiçoso, além disso, fazer exercícios não me agrada, ainda mais ter que fazê-los em espaços onde há várias pessoas”
O propósito para 2013 está mantido, já tenho um professor para voltar a treinar e até o meio do próximo ano, estar, senão onde desejo, bem próximo de lá.
Breno Soler  
Professor
Prometi que iria ler mais
“E de novo, não consegui. Comecei a ler um livro no final da minha gravidez em 2011 e até agora não consegui terminar. Com o nascimento da Angelina, ficou ainda mais difícil.
para 2013 minha promessa é bem relacionada a tempo outra vez. Além de ler, quero ter tempo com a minha família e com a mais nova integrante.
Karina Ferreira Castilho 
Funcionária pública
Prometi que abriria meu próprio negócio
“Muitas coisas foram acontecendo no decorrer do ano, faltou planejamento e foi mais um sonho que não consegui realizar ainda”
É um investimento alto, custa caro, mas ele está na lista das prioridades de 2013. E mesmo que eu não consiga realizá-lo mais uma vez, já estou com um plano B.
Juliana Bortoluzo 
Apresentadora de TV
prometi que emagreceria e casaria
“Faltou força de vontade para encarar um regime e verba para poder subir ao altar, muitas coisas foram acontecendo e principalmente o casamento foi adiado”
A minha rotina vai mudar em 2013, é uma questão de saúde. O casamento ainda vai ser planejado, talvez seja mais uma promessa adiada. Mas que eu vou entrar em forma ano que vem, eu vou!
Gilcília da Costa de Oliveira 
Maquiadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário